segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Geraldão

Mais um daqueles personagens que não podem, nem devem, ser esquecidos. Geraldão é o tipo de quadrinho irreverente que faz falta hoje em dia. Além de livros próprios, Geraldão era sempre encontrado na extinta revista Chiclete com Banana. Nas tiras do Geraldão você vai notar uma total falta de sutileza e bom senso, o que tornava tudo ainda mais engraçado.

Leia a definição do Geraldão que está no site oficial do autor:

O principal personagem do Glauco é um consumidor inveterado de uns 30 anos, solteiro que mora com a mãe - com quem tem uma relação neurótica- e continua virgem até hoje. Geraldão bebe, fuma muito, vive atacando a geladeira e toma todos os remédios que vê pela frente. No começo, ele usava uma calça sem elástico. Hoje, passa o dia todo peladão. Geraldão foi criado para o livro independente ‘Minorias do Glauco’, lançado em 1981. Até hoje esta tirinha é publicada na Folha de S.Paulo.

Lembre-se que estamos falando de um personagem que surgiu em uma época de censura férrea puritanismo exacerbado, o que tornava suas tiras e histórias ainda mais engraçadas. Difícil dizer se hoje em dia, com esse clima de liberou geral, Geraldão faria tanto sucesso. De qualquer forma, aí estão algumas tiras para você entender do que estou falando. Se você já conhece, então vai se lembrar que comprávamos a Chiclete com Banana escondidos de nossos pais, só para ler com a rapaziada da escola e dar muitas gargalhadas.

Só lendo umas tiras para você entender do que estou falando. Se você conhece, relembre, se não conhece, veja o que está perdendo:

Agradecimentos ao meu grande amigo Caetano que me ajudou a relembrar desse época tão divertida!