segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Distrito 9

 

  Título Original: District 9
Ano de Lançamento: 2009
    Nacionalidade: África do Sul
          Direção: Neill Blomkamp
          Duração: 1h52

Resumo: Após sua nave apresentar defeito, aliens acabam presos na terra. Sem ter para onde ir, acabam segregados dos humanos em uma área de Johanesburgo, chamada de Distrito 9 (qualquer semelhança com o apartheid não é mera coincidência). Parecidos com camarões, e assim chamados pejorativamente, os alienígenas são controlados por uma entidade provada, chamada de MNU, que só está interessada em pegar a tecnologia de armas dos aliens para poder lucrar em cima. O problema é que as armas só podem ser ativadas em contato com o DNA alienígena. Sem o lucro esperado e com um problema político enorme nas mãos, a MNU resolve despejar os aliens para um local menor e longe do centro urbano, causando um enorme conflito com os aliens.

 

Crítica: Faz dois dias que estou tentando digerir Distrito 9. Muito diferente das produções do gênero, este filme é de uma crueza impactante. Os aliens, assustados, subnutridos e presos no nosso lindo planetinha, são obrigados a viver em uma área, chamada de Distrito 9, gentilmente cedido pelos gentis humanos, que na realidade querem é se livrar desse problema o mais rápido possível, deixando tudo a cargo da truculenta MNU. Aqui cabe um paralelo. Eu sou fã de ficção e já assisti praticamente tudo sobre Jornada nas Estrelas, onde os humanos são os lideres pacificadores e agregadores das outras raças da galáxia. Em distrito 9, os humanos são o oposto. São ríspidos, racistas, segregadores, individualistas, etc, etc, etc… Tudo isso com uma população de aliens que não tem para onde ir. Pacíficos (já que, mesmo com as armas poderosíssimas que tem, não as usam contra os humanos quando caem na Terra) os aliens caem nas terríveis mãos dos humanos, que não se dão ao trabalho nem de saber que povo eles são,chamando-os pejorativamente de camarões, e nem se dão ao trabalho de tentar ajudá-los a voltar para casa. O filme tem cenas de ação muito boas, mas, não espere algo como “Aliens 2: O resgate”, esse filme é muito mais cru e o final vai decepcionar muita gente, apesar de ser muito mais interessante. Mas, sabe o que me deixou mais triste após assistir Distrito 9? Perceber que nós humanos, somos muito, mas, muito mesmo, mais parecidos com os humanos de Distrito 9 do que com os humanos de Jornada nas Estrelas, esses sim, personagens de ficção-científica.

 

Motivos para Assistir

- Compreender o quanto a raça humana pode ser cruel. É só substituir os aliens por qualquer outra minoria existente.
- Vai tirar as teias de aranha do seu cérebro.
- As cenas de ação não ficam devendo em nada para outras produções do gênero e foram feitas com um orçamento muitíssimo menor.

  

 

Motivos para Não Assistir

- O filme é violento, o que pode não agradar algumas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Odiou? Comente esse post